Por Jay Araujo
Tenho 28 anos, trabalho na área jurídica, onde o meu remédio para sair do estresse é me equilibrar sobre duas rodas.
No final de janeiro de 2018 um amigo me fez uma proposta, de passarmos o Carnaval no Sul da Bahia. Nosso ponto de partida foi em São Paulo – SP e o nosso destino final, Caravelas – BA, para uma visita ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Distancia total 3.100 Km.
Começamos a primeira perna, RIO – SÃO PAULO, onde tudo correu bem e conforme o planejado, onde chegamos depois 600 Km, até Arraial do Cabo – RJ onde vi o mais bonito pôr-do-sol.
Segundo dia, foram 400 Km rodados de Arraial do Cabo – RJ até Guarapari – ES, onde mantivemos beirando a BR 101 às margens das belas praias do Espirito Santo. Não imaginava quantas praias lindas esse pequeno Estado possuía.
Terceiro dia fomos até a praia de Regência, na cidade de Linhares – ES. Localizada a 120 km de da Capital Vitoria, e bem afastada da BR 101, com 50 km de puro Off Road, a pequena praia, a 6ª melhor praia para os fascinados por surf no país, foi afetada pela lama e rejeitos de minérios em Mariana – Minas Gerais, onde sofreu e ainda sofrem. Os moradores nos recepcionaram muito bem e contaram muitas histórias de um período de dificuldades para eles. Para quem gosta do Projeto Tamar, foi em Regência onde tudo começou. Todas as tardes, os colaboradores devolvem ao mar os filhotes de tartarugas que por algum motivo necessitaram de ajuda para sair de seus ovos. Vale a pena conferir essa emocionante atração.
Quarto dia chegamos a Caravelas – BA, onde percorremos 430 km, no sul do litoral baiano, local mais próximo dos Arquipélagos de Abrolhos, destino final. É constituído por cinco ilhas, estando a trinta e seis milhas náuticas (aproximadamente 67 Km) da costa de Caravelas. Possui excelente área para mergulho autônomo e livre, pois as formações de corais abrigam grande diversidade de fauna marinha, formando grandes áreas de piscinas naturais. Para chegar até as ilhas, é necessário ir de barco e o passeio de ida e volta dura cerca de 12 horas no total. Vale a pena conferir os conferir.
Estávamos com um dia de folga, e resolvi subir até uma praia afastada, Barra do Cahy, onde o nome é propício para alguns tombos em areia bem fofa (rs) o visual é perfeito e valeu cada tombo. Muitas praias lindas, e pessoas fantásticas, onde ali podemos trocar experiências juntas.
Sexto dia, hora de voltar, que triste! ☹ Foram 550 km até a cidade Cachoeiro do Itapemirim – ES, terra do nosso querido cantor Roberto Carlos. O objetivo era sair do litoral Fluminense, passando pelo interior do Rio de Janeiro para não pegarmos o trânsito pós Carnaval.
Ultimo dia e bem mais pesado, foram 830 km até a cidade de São Paulo. Passamos por pequenas cidades como Mimoso do Sul, Apiacá, Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, Três Rios até chegarmos na Dutra, saindo do Centro do Rio de Janeiro. Chegamos mais cedo do que o planejado, mas valeu cada acelerada, cada parada para uma foto, cada queda da areia fofa, cada instante e momento, e sem dúvidas alguma, tenho a pequena sensação de que é muita estrada para pouco tempo. MAKE LIFE A RIDE!
Até a próxima!
Jay Araujo
Essa mulherada tá com tudo nas Motokas!