Olá seguidores do Motorrad Experience e apaixonados pelo estilo de vida sobre duas rodas!
A fabrica inglesa chega com sua linha 2018 das Tiger 800 e 1200 com toda sua gama ao Brasil obedecendo rigorosamente as determinações de seus executivos da matriz com o objetivo de se tornar uma forte referencia no mercado de motocicletas aventureiras, neste sentido sua engenharia vem trabalhando muito não só para o aprimoramento deste modelos, mas principalmente para dar inicio a um novo capitulo para marca, de se tornar altamente competitiva no segmento das Big Trails, segmento este que tem feito a diferença no mercado mundial de motocicletas acima de 500 cc, onde a marca concorrente alemã vem liderando a algum tempo. Dentre todos os fabricantes destes modelos a Trimph é a que mais cresce, e pensando nisso além de trabalhar no aprimoramento de seus modelos e com certeza em projetos totalmente novos dentro deste segmento para o futuro próximo, os ingleses partiram para uma nova e ousada estratégia, trabalhar fortemente na cultura do estilo de vida ao ar livre sobre duas rodas inaugurando o “Triumph Adventure Experience” no Reino Unido, este localizado no sul do País de Gales, na encosta da belíssima cordilheira de Brecon Beacons, um Centro de treinamento para formar novos adeptos a este estilo de vida um pouco mais aventureiro no .
Ou seja, o mercado está falando abertamente as suas necessidades e aos poucos nas entre linhas as suas tendências e os fabricantes estão fazendo as suas escolhas.
Já disponíveis nas concessionárias por aqui a Tiger 800 chega em seis modelos: XR, XRx, XRx low seat, XCx, XRt e a top de linha Tiger 800 XCa (com variações de preço entre R$ 43.190,00 a R$ 55.890,00). Líder de mercado no Brasil nos últimos dois anos, a nova geração da Tiger 800 recebeu mais de 200 inovações, especialmente no quadro e no motor.
Por aqui vem acumulando um grande nível de satisfação por parte de seus clientes e muito elogiada e premiada pela crítica internacional. Agora, a sua história de aventura que iniciou com uma linhagem das Tigers ganhadoras da medalha de ouro no “Enduro Internacional de Seis Dias”, de 1936, tem a oportunidade de continuar com uma nova geração que incorpora todo o espírito característico da Tiger com o objetivo leva sua capacidade para outro nível.
A Triumph direcionou as melhorias da nova Tiger 800 especificamente para a tecnologia, o conforto e o estilo, junto com a introdução de um motor de última geração no sentido maximiza ainda mais a experiência de quem a pilota. O novo modelo recebeu, por exemplo, atualizações importantes na sua capacidade off-road e possibilitando conforto em qualquer tipo de piso.“Desenvolvemos várias atualizações importantes de tecnologia e desempenho feitas para melhorar a capacidade da nova Tiger 800 tanto na estrada quanto fora dela. Com avanços que complementam o estilo de pilotagem acessível, ágil e fácil da Tiger, bem como o equilíbrio e a presença já existentes no modelo, a nova linha 800 é feita para o máximo de aventuras todos os dias”, explica Waldyr Ferreira, General Manager da Triumph.
Cada nova Tiger 800 representa um passo à frente em tecnologia de pilotagem, com melhorias que incluem painel de instrumentos TFT coloridos de cinco polegadas (com uma gama completa de cores para fornecer informações precisas e claras ao piloto), freios dianteiros Brembo de alta especificação, configurações de suspensão otimizadas, punhos acoplados ao guidão incorporando botões elegantes com iluminação de fundo, iluminação LED inconfundível muito mais eficiente, piloto automático atualizado, quadro avançado e carenagem especial.
Seu motor tricilíndrico de última geração, com 800 cc, confere agora mais potência imediata e um pico de potência de 95 cv. Seu escapamento ficou mais leve e teve o seu fluxo aprimorado, ganhando nova e empolgante sonoridade, mais esportiva. A linha ganhou uma nova relação de marchas que oferece uma primeira marcha mais curta para aumentar a tração offroad e a resposta de baixa velocidade em todas as estradas e oferecer uma aceleração mais imediata que dá ao piloto uma sensação verdadeiramente emocionante.
A motocicleta também ganhou um novo modo de pilotagem, o “Off-Road Pro”, voltado para motociclistas mais experientes na condução fora-deestrada, com até seis opções de modos de pilotagem diferentes. Agora é possível, por exemplo, desligar os sistemas eletrônicos de auxílio e ficar totalmente no comando da motocicleta. Outras inovações são a incorporação de freios dianteiros Brembo de alta especificação, suspensão Showa ajustável e novos pneus off-road.
A Triumph melhorou a ergonomia do piloto em toda a linha Tiger 800. Isso inclui o recuo do guidão em 10 mm, em uma posição de pilotagem mais imponente, e a instalação de um novo para-brisa ajustável manualmente em até cinco posições (mais eficiente contra a ação do vento) e a disponibilidade de novos assentos mais confortáveis para a pilotagem no dia a dia. A nova Tiger 800 possui duas posições de altura do assento (810-830 mm nos modelos XR, 840-860 mm nos modelos XC), ajustáveis em 20 mm para adaptar-se ao estilo de pilotagem e ao terreno. Há também a Tiger 800 XRx low seat, com altura baixa da suspensão que, a 760 mm, é 50 mm mais baixa que as demais Tiger 800 XR. Lembrando que todos os padrões essenciais da Tiger foram mantidos, como freios ABS, controle de tração, acelerador eletrônico, piloto automático e assentos e manoplas aquecidas.
Especificações Técnicas de toda gama da Tiger 800 – 2018:
–Tiger 800 XCa
–Tiger 800 XCx
–Tiger 800 XRt
–Tiger 800 XRx
–Tiger 800 XRx Low Seat
–Tiger 800 XR
Já nova Tiger 1200 recebe 100 inovações e chega ao Brasil em três modelos.
Tiger 1200 XR, XCx e a XCa com valores entre (R$ 60.090,00 e R$ 83.490,00).
Segundo a fabrica Britânica, “a nova Tiger 1200 é o modelo mais avançado da linha já fabricado pela Triumph até hoje, chega para se integrar a uma linhagem tradicional, iniciada há 80 anos, projetada para enfrentar as maiores aventuras na estrada e os desafios fora dela, com cada inovação tecnológica e melhoria no motor especialmente para resultar em uma motocicleta perfeita.”
“A nova linha Tiger 1200 é tão avançada que o seu desenvolvimento levou quatro anos, e hoje temos orgulho de lançar uma família de motocicletas que conta com recursos do motor entre os melhores da categoria, inovações tecnológicas voltadas para o piloto e estilo superior, tudo em nome do maior prazer de pilotar. Estas são, de longe, as Tigers mais prontas para a aventura já construídas”, afirma Waldyr Ferreira, General Manager da Triumph.
Um dos itens que fez a diferença foi uma grande redução de peso de até 10 kg quando comparada à geração anterior, graças a vários desenvolvimentos no motor, quadro e sistema de escapamento. Isso melhorou ainda mais a resposta e a capacidade dinâmica de cada modelo, ao mesmo tempo em que aumentou significativamente a sua agilidade e manobrabilidade – tanto na estrada quanto no off-road. O resultado é um motor que proporciona toda a potência necessária para a total liberdade de viajar a qualquer hora para qualquer lugar, com um grande intervalo de manutenção de 16.000 Km.
Seu motor, que se mantém como o mais potente em sua categoria (com 141 cv), recebeu uma atualização significativa e passou a oferecer maior potência imediata na faixa mais baixa de rotação e um ronco ainda melhor. A embreagem da motocicleta conta com suporte de torque, sistema que auxilia no controle do piloto em todas as superfícies. Seu motor também ganhou um som emocionante, similar ao do tradicional motor de três cilindros da marca, graças a avanços importantes no silenciador.
Até hoje, nenhuma outra motocicleta da linha Tiger havia contado com esse nível de tecnologia de ponta. Os modelos XRt e XCa incluem, por exemplo, um sistema de iluminação inovador, adaptável às curvas, para oferecer maior visibilidade ativa nas curvas. Além disso, a moto também conta com piloto automático atualizado, tela ajustável com display TFT colorido, nova iluminação de LED (que oferece estilo mais moderno e maior visibilidade ao piloto), novos interruptores com design ergonômico e iluminação de fundo, manoplas com aquecimento, um novo sistema assistente para mudanças de marcha sem a embreagem (tanto para aumentar quanto diminuir a marcha), ignição sem chave “amigável ao piloto” nos modelos XCx e XCa e um novo modo de pilotagem “Off-Road Pro” também nas versões XCx e XCa.
Um novo conjunto de assento, posicionamento do guidão e geometria melhorada do quadro aumentam a ergonomia do piloto para uma posição de pilotagem mais imponente e maior conforto em longas distâncias. Todas as melhorias, inclusive as novas especificações do pneu off-road, foram escolhidas cuidadosamente para aumentar o prazer do piloto.
Uma nova carenagem, novas rodas, novos emblemas metálicos e iluminação em Led e acabamento com muita qualidade que inclui proteções do motor com pintura que contrasta com as carcaças de efeito enrugado e o quadro de titânio com cobertura colorida em pó.
Com tecnologia de ponta, a nova linha oferece várias opções de recursos, inovações e benefícios para proporcionar uma experiência de pilotagem superior, como: sistemas de gestão totalmente integrados controlados por uma Unidade de Medição de Momento de Inércia (IMU), sistema de frenagem integrado (desenvolvido com a Continental), freios ABS e controle de tração otimizados para curvas, controle de arranque em subida, acelerador eletrônico e até seis modos de pilotagem para configurar a motocicleta para que ela se adapte facilmente ao terreno ao apertar um botão. E mais: o para-brisa ajustável eletricamente torna todas as viagens ainda mais confortáveis.
Além de manter os seus níveis de eficiência e segurança nas frenagens com freios Brembo de alta especificação, suspensão WP ajustável controlada pela tecnologia de suspensão semi-ativa desenvolvida pela marca, duas posições de altura do assento (835-855 mm), ajustáveis em 20 mm para adaptação ao estilo de pilotagem e ao terreno. Além disso, a Tiger 1200 também conta com uma ampla linha de acessórios exclusivos, incluindo um bagageiro polivalente de alumínio que oferece uma capacidade de armazenamento para qualquer viagem, para qualquer lugar, a qualquer hora.
Especificações Técnicas de toda gama da Tiger 1200 – 2018:
–Tiger 1200 XCa
–Tiger 1200 XCx
–Tiger 1200 XR
Esta matéria foi escrita e postada neste Portal baseado em informações fornecidas pela Triumph do Brasil através de sua assessoria de imprensa G6 Comunicações, somados os nossos conhecimento e experiencias sobre os produtos fabricados pela mesma, com objetivo de trazer até vocês o máximo de informação do que está acontecendo no mercado. Portanto tão logo que tivermos a oportunidade experimentarmos as novas Tiger 800 e 1200 voltaremos com as nossas impressões e avaliações.
Até a próxima!
Luciano Peixoto
Editor
Fotos e vídeos divulgação
Realmente moto fantástica. Tive o prazer de fazer teste Rider com Xca 1200 em Campinas, acabamento de primeira , novos grafismos , muita tecnologia embarcada , uma moto mansa em baixas velocidades e bruta nas acelerações com o incrível som dos 3 cilindros.
Com certeza, irá incomodar a concorrência.